SERVIÇOS QUE REALIZAMOS.

Desenvolvemos toda produção de modelo, moldes, copiadores, ferramentas e dispositivos em geral.

 

 

 

DESENHO 3D.

 

DESENHO 3D DESENHO 3D DESENHO 3D

 

 

MODELO PADRÃO.

Desenvolvemos modelo padrão em Isopor, PU, Madeira e Cibatool utilizando diversas técnicas conseguimos manter todos os detalhes que o projeto possui.

Hoje cerca de 95% dos modelos produzidos pela MSM são usinados em CNC, com isso ganhando agilidade, qualidade e precisão.

 

ROTOMOLDAGEM ROTOMOLDAGEM

 

 

MODELO PARA FUNDIÇÃO.

Para a confecção do modelo que servirá para imprimir na forma de areia o formato da peça a ser fundida, geralmente é utilizada madeira, plásticos como o uretano, metais como o alumínio ou o ferro fundido. Muitas vezes, se utiliza a própria peça como modelo, porém esta passa por um processo de aumento tridimensional, geralmente com a aplicação de diversas camadas de tinta ou resina, por exemplo para compensar o efeito da contração da peça fundida após o seu resfriamento.

Geralmente, fabricam-se dois semimodelos correspondentes a cada uma das partes do modelo principal que é necessário fabricar. Muitas vezes, dependendo da geometria da peça, são confeccionados moldes macho e fêmea, os semi-modelos porém são considerados machos. Em algumas regiões a forma de fundição é chamada de caixa de machos, nomenclatura também adotada pelas normas técnicas.

Também pode-se cortar o modelo ao meio, ou para ser impresso em duas formas, um erro comum que se comete neste processo de corte, é a não observação da espessura da lâmina de serra que cortou-o depois de acabado, por isso, é comum confeccionar estes com sua matéria bruta (antes da formação destes) já preparada antes da usinagem.

Devido ao processo de utilização de dois semi-modelos (ou duas metades) para imprimir as duas cavidades da forma, notamos em algumas peças depois de prontas uma espécie de marca separando-a em duas metades, esta é a impressão dos moldes.

 

MODELO PARA FUNDIÇÃO MODELO PARA FUNDIÇÃO MODELO PARA FUNDIÇÃO

 

 

MOLDE DE ALUMÍNIO LAMINADO USINADO CNC.

 

MOLDE DE ALUMÍNIO LAMINADO USINADO CNC MOLDE DE ALUMÍNIO LAMINADO USINADO CNC MOLDE DE ALUMÍNIO LAMINADO USINADO CNC

 

 

MOLDES PARA ROTOMOLDAGEM.

Para a confecção de moldes em alumínio fundido para rotomoldagem são necessárias algumas etapas detrabalho, as quais se iniciam com um desenho, um simples rascunho, umprotótipo ou um desenho mecânico, que servirão de base aodesenvolvimento de um projeto em 3D. Na seqüência, confecciona-se ummodelo-padrão,elaborando-se depois manualmente o modelo de fundição, que tem comoprincipal característica o rigoroso controle da espessura.

 

A etapa seguinte consiste em fundir o molde em alumínio com ligaespecial, sendo fundamental nesse ponto a ausência total de“porosidades” no alumínio, para garantir excelente condutibilidadetérmica, fidelidade nas formas e durabilidade. Como última etapa,dá-se a confecção do porta-molde, ou seja, o molde receberá umaestrutura de tubos de aço carbono, soldados pelo processo MAG, providade molas e grampos para fechamento rápido, “garantindo rigidez,durabilidade e facilidade de uso do molde em alumínio”.

 

MOLDES PARA ROTOMOLDAGEM MOLDES PARA ROTOMOLDAGEM MOLDES PARA ROTOMOLDAGEM

 

 

MOLDES PARA VACCUM-FORMING.

O grande responsável pela qualidade dos produtos moldados em vacuum-forming é o molde, o processo de moldagem à vacuo copia fielmente a superfície do molde utilizado. Para tiragens limitadas, podemos usar moldes de madeira, resina epoxi e massa plástica. Já para grande produção com qualidade superior, devemos usar moldes de alumínio, que garantem a boa reprodutibilidade dos produtos, além de grande vida útil dos moldes. Os moldes pode ser de dois tipos diferentes:

 

Molde Positivo

É o molde mais usado no mercado, em vista de seu baixo custo de produção e da possibilidade de obtenção de peças com superfícies mais rígidas. A única desvantagem desse tipo de molde é quanto a distência que deve-se deixar entre uma peça a ser moldada e outra, diminuindo a quantidade de peças a ser produzida na mesma chapa ou folha, o que causa um aumento no custo de produção das peças.

 

Molde Negativo

Este tipo de molde é o mais usado para a produção de grandes séries de produtos, pois permite uma economia considerável de plástico, pois aqui é desnecessário respeitar o espaçamento de 1,5 vezes a altura entre uma peça e outra. Devemos ressaltar que para usar um molde negativo devemos moldar o plástico de espessura maior, pois ocorres um afinamento deste até alcançar a base da cavidade a ser moldada. Na maioria das vezes o aumento do número de cavidade compensa o uso de plástico mais grosso. Cabe ainda ressaltar que o custo de produção deste tipo de molde é maior, se comparado ao molde positivo.

 

Quando o molde negativo tem uma profundidade muito elevada, utiliza-se um contra-molde, para empurrar o plástico até alguns milímetro antes de chegar no fundo do molde, o que evita que o fundo e as paredes do produto no final fiquem muito finas. O grande problema do contra-molde é que geralemente ele causa marcas de escoamento no plástico a ser moldado.

 

MOLDES PARA VACCUM-FORMING MOLDES PARA VACCUM-FORMING MOLDES PARA VACCUM-FORMING

 

 

DISPOSITIVOS DE CONTROLE E MONTAGEM.

Dispositivos de controle dimensional, forma, posição e presença de componentes em peças singelas ou conjuntos montados. Dispositivos especiais, tais como, de montagem, de solda á ponto, de solda por arco elétrico, de colagem de peças plásticas, de teste, e outros sob consulta.


Os dispositivos são projetados de acordo com as necessidades técnicas e econômicas do cliente.

 

DISPOSITIVOS DE CONTROLE E MONTAGEM DISPOSITIVOS DE CONTROLE E MONTAGEM DISPOSITIVOS DE CONTROLE E MONTAGEM

 

 

PROTÓTIPOS.

Desenvolvemos protótipos com alto padrão tecnológico em MDF, Isopor, PU e Renshape, usinados em CNC.

 

PROTÓTIPOS PROTÓTIPOS PROTÓTIPOS

 

 

USINAGEM CNC.

Usinamos em CNC cerca de 95% dos projetos que realizamos. Usinamos Madeira, Isopor, PU, Alumínio, Cibatool e etc.

 

PROTÓTIPOS PROTÓTIPOS PROTÓTIPOS

 

 

© 2010 - MODELAÇÃO MSM LTDA ME

Todos os Direitos Reservados